sábado, 15 de fevereiro de 2014

O encontro (2013)


      

Matilda é uma mulher de meia idade que mora com a mãe. Tem um trabalho simples e mal remunerado. Dividir os custos da vida com a mãe não está nada fácil, embora não seja disso que Matilda reclame. 
Certa noite, ao chegar do trabalho, anuncia à mãe que tem um encontro. A mãe a olha com certo ar de desdém, mas nada fala. Ao sair do quarto, arrumada e pronta para sair, a mãe dispara:
- E quem é o fracassado com quem você vai se encontrar hoje?
Matilda engole com força o que lhe é dito, e não reage. Olha calada para baixo, parece aceitar o destino do sujeito pela boca da mãe. A mãe a repreende pela roupa que está usando:
- Você precisa usar roupas mais largas. Essa gordura na lateral está saliente.
Já no bar, Matilda toma sozinha sua água com gás e uma fatia de limão.
Aquele não era o único encontro que Matilda anunciaria e tampouco seria com o mesmo homem. A cada um dos anúncios à mãe sobre seus encontros, esta disparava uma séria de recriminações. Poderia ser a respeito do homem com quem Matilda sairia, que a mãe não conhecia, bem como poderia ser sobre a roupa que Matilda usava, que estaria muito recatada ou muito vulgar. Algum detalhe sempre era alvo da mãe, que não poupava Matilda de sua sinceridade feroz. Matilda aceitava calada. E nos bares, enquanto bebia sozinha sua água com gás e uma fatia de limão, pensava nos motivos pelos quais sua mãe a recriminava.
Em uma dessas noites de encontro, Matilda, já arrumada e prestes a sair, vai ao encontro da mãe e diz que vai sair com alguém. Há um tom mais desafiador na voz de Matilda. Sua mãe a olha e, sem nenhum traço de desdém ou ironia, afirma:
- Nossa, minha filha, essa roupa ficou ótima em você! Você está mesmo linda hoje!
Ainda vestida, Matilda dirige-se à cozinha e enquanto prepara um café para as duas, tira um pedaço de carne de frango congelado, coloca-o no micro-ondas e abre o pacote de arroz. Irá preparar um risoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário