quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Carta a um compositor (2007)



Eu sempre fui sua fã. Desde o início de sua carreira já me descabelava toda quando ouvia sua voz no rádio. Quando te via na televisão, chorava. Não consigo imaginar o que teria acontecido se eu fosse assistir a um show seu. Acho que desmaiaria, morreria, sei lá. Às vezes, acho que é melhor nunca te conhecer pessoalmente. Seria extremamente ridícula, não conseguiria posar como uma fã civilizada, e você já deve estar cansado de mulheres escandalosas e sem noção da realidade correndo atrás de você.
O que me leva a escrever para você é um sonho que trago comigo há muitos e muitos anos, um desejo do qual não consigo me livrar, ao contrário, ele vem piorando com o passar do tempo. Vou explicar: desde mocinha, queria que alguém escrevesse uma música para mim. Toda música romântica que ouvia, imaginava que era para mim, que eu havia sido a musa inspiradora. Ficava horas e horas pensando nisso. Até comecei a ter sonhos: algumas noites um artista vinha e confessava que compusera uma  música para mim. Começou com Chico Buarque, depois foi Caetano, o Vinícius veio do além para me contar. Outras gerações vieram: Lenine, Zé Ramalho, Oswaldo Montenegro, depois foi a vez do Zeca Baleiro, outra noite o Nando Reis, o Moska, o Chico César. Nem o Lobão escapou. Muitos compositores apareceram. Isso me deixava muito feliz, mas havia um problema: quando eu pedia qual era a música, eles não respondiam. Simplesmente sumiam e eu acordava com aquela angústia de não saber qual era a minha música. Então eu corria atrás de todos os discos do compositor, ouvia todas as músicas, tentava encontrar alguma pista, desvendar a charada, me ver em alguma delas, numa frase que fosse. Mas nada. Nem uma pista.
E vivo esse vazio de ter tantas músicas para mim sem saber quais são. Esse vazio me persegue. Preciso muito de uma composição para mim. Sou uma boa pessoa e muito discreta, mas se você quiser falar sobre uma mulher mais safada também me encaixo. Fale do que você quiser sobre mim, mas fale alguma coisa. Quero ser imortalizada e quero que seja você a fazer isso, porque sou sua maior fã. Até comprei todos os seus discos para dar uma checada se não tinha nenhuma música para mim, mas ainda não encontrei nada. Tenho certeza de que você não negará o pedido de uma mulher que te ama.
Quero me ver em uma de suas letras, seja lá quem você for.

Sua fã
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário